12 maio

Como implantar redundância de energia em TI

Garanta alta disponibilidade energética para seus servidores

Quando falamos em data center ou CPD, invariavelmente estamos falando de cargas críticas, por isso é fundamental que tenhamos um sistema de redundância de energia, apoiado por um No-Break que suporte 100% da carga durante o processo de comutação.

Cargas críticas são aquelas que não admitem, sequer, um segundo de interrupção no ciclo de fornecimento de energia. Para estes casos é imprescindível que tenhamos a chamada redundância na alimentação, consiste basicamente em que tenhamos fontes alternativas de fornecimento de energia para quando houver falha ou instabilidade no fornecimento de energia comercial (energia fornecida pela concessionária), a seguir exemplifico o modelo clássico de sistema redundante de fornecimento de energia elétrica.

Consiste basicamente em que se tenha um GMG (Grupo Motor Gerador) e um No-Break, devidamente dimensionados para sua carga e instalado em paralelismo com seu QGBA (Quadro Geral de Barramento e Alimentação ou quadro de cargas).

Funciona da seguinte forma: O Grupo Motor Gerador fica ligado a um quadro de energia chamado QTA (Quadro de Transferência Automática), este funciona lendo as informações da CLP (Módulo de Controle) que analisa, basicamente, a presença e a qualidade da energia entregue pela concessionária, em caso de interrupção do fornecimento, ou queda de tensão abaixo dos parâmetros mínimos pré estabelecidos, o sistema bloqueia o fornecimento de energia por parte da concessionária, estabelece um Inter-travamento eletromecânico dos sistemas e dá a partida no GMG, no exato segundo do bloqueio do fornecimento de energia da concessionária, o banco de baterias do No-Break (que deve funcionar. On-Line) assume a carga até que o GMG complete o processo de geração e estabilização de tensão e frequência. Neste momento, ocorre a chamada virada de carga, onde o GMG assume todas as cargas do sistema, inclusive o carregamento das baterias do banco do no-break.

Este processo todo deve durar entre 20 e 30 segundos e é garantia de que a interrupção ou instabilidade ocorrida na rede não seja percebida por seus equipamentos.

Diagrama Unifilar de Redundância de Energia
img-115774-20160115145127

Curta, compartilhe ou deixe seu comentário com as dúvidas e estaremos respondendo o mais breve possível.

Gilson Crizel Pires
Gerente de Infraestrutura de TI
Equipe DevOpers

Share this

Leave a reply